quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Transportes Urbanos Araçatuba - TUA em "xeque"

Reunião na Câmara de Vereadores
26/fevereiro/2010


Fonte: Site da Câmara - Assessoria de Comunicação: João de Paula

O transporte público de Araçatuba será discutido no próximo dia 26 em encontro aberto a diversos segmentos da sociedade.


Entre as propostas, estão relacionadas uma série de ações emergenciais para melhorar o transporte de passageiros no município, a análise criteriosa do contrato de concessão firmado entre o Município e a empresa TUA (Transportes Urbanos Araçatuba) e a criação de um conselho de usuários do transporte público, sugerido ao Executivo Municipal pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Edna Flor (PPS), no ano passado.


Serão convidados representantes do Legislativo, Ministério Público (MP); da Defensoria Pública; das secretarias municipais; do Conselho Municipal Sobre Assuntos da Pessoa com Deficiência; e da TUA, além de usuários do serviço de transporte.


O anúncio foi feito pela presidente da Câmara, após tomar conhecimento de inúmeras reclamações sobre o serviço prestado pela TUA, que incluem falta de cobertura nos pontos, atraso em horários e desrespeito no atendimento a idosos e pessoas com deficiências.


A questão do monopólio do serviço de transporte e a fiscalização rigorosa do contrato de concessão pelo poder público, incluindo a Prefeitura e o Legislativo, também farão parte da pauta do encontro, segundo a vereadora.


“Tenho recebido sucessivas reclamações relatadas por usuários do transporte público que alegam não receber atendimento adequado. É uma garantia constitucional das pessoas contar com um atendimento digno, de qualidade”, afirmou.

Nota do Editor:

O título {Transportes Urbanos Araçatuba - TUA em "xeque"}, é uma visão particular deste Editor, explico:

Não só a TUA está em 'xeque', mas todo o Transporte Público deste país carece de questionamentos e principalmente de melhoramentos, a 'Mobilidade Urbana' necessita ser repensada como um todo e os Transportes Públicos em particular, na forma como são concebidos, concedidos, implantados, fiscalizados e cobrados, pois a não eficiência do mesmo causa transtornos e prejuízos a toda a população, mesmo aquela que não usa diretamente o serviço.

Espero que possamos, aqui em Araçatuba, se não resolver 100%, melhorarmos substancialmente o serviço.

Em tempo: A reunião será mesmo no dia 26 de fevereiro às 16:00 horas, não sei se será aberto ao público em geral, assim que souber atualizo o texto.

Nenhum comentário: