sábado, 19 de dezembro de 2009

CONVITE

Araçatuba, esta cidade que acaba de completar 101 anos e tem uma população próxima de 200 mil habitantes, não fugiu à regra e como a esmagadora maioria das cidades brasileiras foi sendo construída e cresceu desordenadamente, sem um mínimo de planejamento, ao sabor das 'oportunidades casuísticas' de alguns setores e pessoas.

Estamos às portas do 10º ano do século 21 e nos deparamos com problemas estruturais gravíssimos que devem ser sanados, cito alguns, somente os mais graves e urgentes:

Alagamentos em alguns pontos da cidade por falta de drenagem e galerias pluviais que não foram construídas;

Distritos industriais sem infra-estrutura adequada para que empresas possam ser instaladas;

Tratamento de esgoto quase em colapso;

Pavimentação asfáltica (onde existe) em ruínas;

Trânsito caótico, sem nenhum planejamento;

Aterro sanitário no limite da capacidade;

Inexistência de mecanismos legais (LEIS) adequados para o planejamento e o desenvolvimento da cidade.

Mesmo diante de tantos problemas e desafios, nossa querida Araçatuba, tem despertado o interesse de empresas e pessoas que querem aqui fincar suas raízes e para tanto devemos, todos nós araçatubenses natos e adotados, que amamos essa cidade, não deixarmos a oportunidade passar.

O momento é propício para pensar, discutir e principalmente planejar o futuro da nossa cidade, criando as 'ferramentas' adequadas para a correção dos problemas existentes e também LEIS que através do planejamento criterioso, técnico, humano, social e participativo, garantam um crescimento com DESENVOLVIMENTO, como Leis de ocupação e uso do solo urbano, Leis de estímulo a investimentos e empreendimentos que privilegiem ações de sustentabilidade, dentre outras.

Se isso não acontecer agora, no momento em que o crescimento está no início, não teremos DESENVOLVIMENTO, mas sim INCHAÇO E AGRAVAMENTO DOS PROBLEMAS.

Para tanto, resolvi criar este espaço, não para apontar problemas, pois eles estão aí há décadas e são velhos conhecidos de todos, mas sim, junto daqueles que amam Araçatuba apontar soluções para podermos ter no futuro não uma cidade grande, e sim uma GRANDE CIDADE, mais desenvolvida, humana, justa e que respeite e orgulhe os seus cidadãos.

Se você também pensa assim, venha e traga a sua contribuição, assim poderemos dizer:

"TODOS POR ARAÇATUBA", por uma GRANDE ARAÇATUBA.

Um comentário:

César Ferreira disse...

Parabéns pela Iniciativa.
Meu nome é César Ferreira - Funcionário Público Municipal e encaminho uma sugestão relacionada ao Sistema Viário Um dos Grandes Desafios para os Próximos Anos que é Integrar as Vias Primárias as Secundárias de Maneira que produzam o verdadeiro escoamento do transito:-
Rua Dos Fundadores Trecho entre a Rua Dos Buritis e Rua Manoel Carvalho Santana, tornou-se rua de mão única devido as suas dimensões, prejudicando cerca de 10 bairros que não podem retornar sentido centro por esta via. Ocorre que as calçadas são enormes e já apresentam os postes recuados à mais de 1 metro do meio fio e a maioria das árvores, também, com exceção de poucas, possibilitando a recuperação de 2 metros para serem incorporados a via pública, retomando o sentido de 2 mãos, podendo ainda ser arbitrado o estacionamento de apenas um dos lados. Ai vai a minha sugestão.